Palmito é bom para a saúde

Atualizado: 19 de out. de 2021

Ele é muito rico em zinco - mineral fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.


Zinco defende o sistema imunológico
Uma das principais propriedades do palmito é a defesa do sistema imunológico

Palmito não é apenas um alimento leve e gostoso, que combina com os mais variados pratos da culinária brasileira.


Ele também faz bem para a saúde, pois é rico em zinco. Uma porção de apenas 100 g de palmito fornece 3,73 mg de zinco. Para efeito de comparação, o feijão, que também é rico nesse elemento, oferece 2,30 mg do nutriente em cada porção de 100 gramas.


Considerado vital para o ser humano, o zinco é o segundo mineral mais solicitado pelo organismo, pois participa das funções de todas as células. No organismo, somente o ferro é mais abundante do que ele.


Uma das principais funções do zinco no corpo humano é fortalecer o sistema imunológico - aspecto que ganhou grande relevância após o advento da pandemia.


Esta capacidade ficou evidenciada em um estudo da Universidade de Helsinque publicado em 2017, que deu conta que o zinco pode reduzir em 33% a duração média do resfriado comum. O levantamento se encontra no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (link abaixo).


O mineral também é importantíssimo para a saúde da pele, fortalecimento dos cabelos, cicatrização de feridas e crescimento do corpo. Isso acontece, em grande parte, porque desempenha um papel crítico na síntese do colágeno.


A quantidade diária recomendada de zinco é de 8 miligramas (mg) para mulheres e 11 mg para homens adultos. Os dados se encontram no site da Mayo Clinic.


Outros estudos


Outros estudos indicam que o zinco é também muito útil no tratamento da acne, que afeta até 9,4% da população global.


Nos adultos mais velhos, em particular, o mineral melhora a resposta à vacinação contra a gripe, reduz o risco de pneumonia, impulsiona o desempenho mental, diminui as chances de perda da visão e reduz em quase 66% os índices de infecção.


Ir para o site da Casa do Palmito


Fonte das informações: Helathline.com

Estudo da Universidade de Helsinque: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28515951/

Dados da Mayo Clinic: https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements-zinc/art-20366112

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo